Shanay Freire’s Blog



Meu Soneto

Hoje resolvi, por acaso, postar um texto antigo. Se não me falha a memória, ele data de 05 de julho de 2005. Esse texto expressa com clareza (eu espero) minha eterna frustração em não conseguir escrever dentro das métricas de um soneto propriamente dito. Gosto de escrever livre, sem pressão de formato ou afins. Mas admiro tanto quem o faz, que espero um dia conseguir tal feito.

 

MEU SONETO

Componho pra todos os tipos

Escrevo para amigos e inimigos

Só não consigo do poeta o dever:

Um soneto lindo escrever

Escrevo e quebro tabus

Com versos brancos e azuis

Versos livres e trancados

Pensamentos enjaulados

Prosa, poesia e loucura

Será que existe uma cura

Pra esse meu ser perturbado

Que só pensa em ficar calado

Quando mais preciso gritar

Preciso muito me inspirar

Para um soneto forte compor

Nem que seja sobre a dor

Pela qual nem mesmo passei

Até hoje nunca pensei

Em algo tão grandioso

Como, de Vinicius, o glamuroso

Soneto de Fidelidade

Que só me traz infelicidade

Ao ver que não sou capaz

De escrever um algo mais

Mas eu juro a mim mesma

Nem que eu gaste cinquenta resmas

Vou compor com qualidade

Um soneto sem validade

Que perpetue por gerações

Encantando os corações

Eu juro diante de Deus

E até perante Zeus

Que antes da minha morte

Terei inspiração ou sorte

Sentarei em frente ao espelho

E escreverei o meu soneto.

 

Bom… é velhinho, mas tá valendo, né? Só não pude deixar de rir da adaptação que tive de fazer no texto. Afinal, cinquenta não tem mais trema…😛


Trackbacks & Pingbacks

Comments

  1. * Gisele says:

    Tá bonitinho!!!! Pelo menos vc escreve com rima… eu nem isso!!!!
    rsrsrsrs Bjus e adorei seu blog!!!! Escreva mais!!!!

    | Reply Posted 7 years, 9 months ago
    • * Shanay says:

      Mas é aquela história que a gente tava falando ontem, né, gata? Preciso praticaaaaaar! hehehehe. Bjo.

      | Reply Posted 7 years, 9 months ago
  2. * Dinha says:

    eu sempre gostei dos seus textos…..
    esse tbm eh mto bom…
    vc tem o dom menina…
    devia escrever mais…
    =***

    | Reply Posted 7 years, 9 months ago
    • * Shanay says:

      Essa é a idéia do blog… Vamos ver… =)

      | Reply Posted 7 years, 8 months ago
  3. * Alexandre Oliveira says:

    A rima foi boa, e a métrica dos sonetos é um caso a parte, devido ao bom texto eu o considero como o “seu soneto”, hehehe. Se cuida, beijos!

    | Reply Posted 7 years, 9 months ago
  4. * Gustavo Machado says:

    O texto é bom sim, aliás os seus textos são bons…😀
    E como eu nem sei a métrica de um soneto, não tenho mais nada a comentar… hehehe
    :***

    | Reply Posted 7 years, 8 months ago


Leave a Reply

