Shanay Freire’s Blog



Carpe Diem

Ok, ok… Sei que passei o mês de maio todinho sem postar e deixei a desejar. Mas peço a compreensão de vocês. Então, vamos lá…

 

Quero postar hoje um texto antigo que reflete boa parte da minha visão de vida… Data de 28 de março de 2006. Ele foi uma brincadeira com a expressão Carpe Diem e olhando-se a letra inicial de cada linha temos a frase inteira (Carpe Diem Quam Minimum Credula Postera) . Sei que foi um texto “encomendado” (um amigo queria escrever um livro: “Carpe Diem a duas mãos”, que por sinal acabou não saindo) e que nota-se claramente a diferença de qualidade de um texto “livre” para um texto “encomendado”,  mas mesmo assim eu gosto dele.

 

 

*CARPE DIEM QUAM MINIMUM CREDULA POSTERA*

 

Confia o mínimo no amanhã!

Assim é a vida, quando bem vivida.

Rindo à toa,

Perambulando por aí,

Exigindo o mínimo de si.

 

De vez em quando me pego perguntando:

Importa mesmo o que as pessoas irão pensar?

Em que resulta essa vida de planos e preocupações?

Morte, certamente que sim.

 

Quando bem aproveitada, a vida é eterna.

Um único momento basta para isso acontecer.

Aos 17, 28, 50 ou 83 anos…

Morrer é preciso, em conceitos e teorias, para poder-se voltar a viver.

 

Manhãs novas a cada dia.

Irradiando a vida a cada segundo.

Não se preocupar com o Amanhã é fundamental.

Intensamente reconhecer a beleza de cada experiência,

Mesmo que a sociedade imponha regras e limites.

Um dia vale ser inconsequente.

Mesmo que esse dia seja hoje todo dia.

 

Crer na paixão pela vida é cultivá-la.

Recebendo o Agora como um sonho real.

Em todos os instantes que vivo,

De nada me previno, as surpresas são melhor.

Um coração batendo forte, uma alma cheia de gozo.

Levando a vida ao extremo do tempo.

Arranjando tempo o tempo todo para ser feliz.

 

Para todos o sonhar é acessível.

Ousar e viver é bênção de poucos.

Ser você mesmo, pular, gritar, correr, rir,

Ter vontade de fazer, e simplesmente fazer.

Esse é o espírito que nos deve acompanhar.

Rejuvenescer a cada dia que passa.

Aqui vai a receita milagrosa: CARPE DIEM!

 

*CARPE DIEM QUAM MINUMUM CREDULA POSTERA: Do Latim, “Aproveite o dia, confia o mínimo no amanhã”. *


Trackbacks & Pingbacks

Comments

  1. * Julie says:

    oi! aposto que eu fui a pessoa que mais entrou aqui e pensou “que merda, a shanay ainda não postou!”, sua preguiçosinha!😛 hehehe
    apesar de eu entender a situaçao do seu PC eu acho que voce é mesmo um tipo de pessoa que não dá muita continuidade as coisas que começa, por isso esse blog anda tão parado.
    sou chatinha, critico mesmo😡
    to com saudade, chatona. beijos

    | Reply Posted 7 years, 6 months ago
    • * Shanay says:

      Olha que absurdo!!! Eu num dou continuidade? Pois lhe provar que não é bem assim… Boba! =P

      | Reply Posted 7 years, 6 months ago
  2. * Alexandre Oliveira says:

    Sobre o Carp Diem:

    Eu conheci essa frase, que se não me engano vem do latim, há uns 7 anos, eu tinha exatamente 16 anos. Eu era um metido a entender a vida pensando, através de milhões de filosofias dais quais nem sabia se dariam certo, mas isso não vem ao caso. A questão é que eu assisti a um filme que mudou um pouco a minha vida adolescente, embora nem sempre aplicara o termo aprendido. O termo em questão era o cap Diem que significa: APROVEITE O DIA! O nome do filme era “Sociedade dos Poetas Mortos”, um daqueles vários filmes do Robin Willians que traz um tema que nos remete a grandes reflexões. O carp diem é mais que uma frase, mais do que duas palavras, ele requer o uso continuo do mesmo na sua vida, em cada segundo, e em cada momento, independente do passado bom ou não e do futuro assustador ou promissor, aproveite cada segundo do que acontece hoje, e fixe no seu pensamento necessidade de “aproveitar o dia”.

    | Reply Posted 7 years, 5 months ago


Leave a Reply

